MERCADO RELEVANTE E O EXERCÍCIO DO PODER DE COMPRADOR: UMA ANÁLISE NA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA BRASILEIRA ENTRE 2004 E 2014

Andréia Moreira da Fonseca Boechat, José Luiz Parré

Resumo


A partir da década de 1990, a cadeia produtiva de carne bovina brasileira vem passando por inúmeras mudanças, que fizeram com que as empresas criassem novas estratégias, dentre elas, as fusões e aquisições que ocorrem no setor de abate e que o deixaram mais concentrado, possibilitando que os frigoríficos exerçam poder de comprador via redução do preço pago pelo boi gordo. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a existência do exercício do poder de comprador entre frigoríficos e pecuaristas da cadeia produtiva de carne bovina brasileira, e o impacto deste exercício sobre o preço pago pelo boi gordo. Para atingir o objetivo, a metodologia fui dividida em duas etapas: primeiro foi delimitado o mercado relevante pela dimensão geográfica utilizando o conceito multidisciplinar de Polígonos de Thiessen (1911) no qual foram selecionados três mercados com base no número de empresas atuantes, e na sequência foi verificado o comportamento do preço nos mercados escolhidos para identificar o exercício do poder de comprador. Concluindo que existe poder de comprador na cadeia produtiva de carne bovina brasileira, sendo o exercício maior em mercados mais concentrados, via preço mais baixo pago aos pecuaristas pelo boi gordo.


Palavras-chave


Bovinos, Poder de Comprador, Polígonos de Thiessen, Preço

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