Acesso aos mercados para a agricultura familiar: uma leitura pela reciprocidade e a economia solidaria

Eric Sabourin

Resumo


O artigo trata da comercialização de produtos agrícolas da agricultura familiar a partir de uma reflexão sobre as interações entre práticas e lógicas de troca mercantil de um lado e práticas de reciprocidade por outro. O trabalho examina como as organizações de agricultores e as políticas públicas conseguem dialogar e operacionalizar soluções em torno dessa função, em particular mediante ações muitas vezes reunidas sob o termo de economia solidária. O texto tem duas partes. A primeira traz elementos do contexto brasileiro e do referencial sobre economia solidária e comércio justo. A segunda parte oferece uma refl exão sobre o papel da organização da agricultura familiar para implementar formas de articulação entre economia de reciprocidade e economia de troca.

Palavras-chave


comercialização, agricultura familiar, reciprocidade, economia solidária, comércio justo, qualifi cação dos produtos, certifi cação, mercados públicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia