Cadeia produtiva da banana: consumo, comercialização e produção no estado de Pernambuco

Marcelo Andrade Bezerra Barros, Geraldo Majella Bezerra Lopes, Múcio de Barros Wanderley

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos da comercialização da banana na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco. Pesquisa as preferências do consumidor, tanto de supermercados como de feiras livres, n a hora de comprar banana, dos varejistas e atacadistas sobre os consumidores de banana. Foram obtidos dados sobre a comercialização da banana nos diversos canais de distribuição e o perfil tecnológico da produção, os canais de comercialização e o tipo de assistência técnica recebida. Foram elaborados os instrumentos de entrevistas para os consumidores; para os varejistas e atacadistas e para os agricultores. Os resultados gerais da pesquisa indicam que a preferência do consumidor é pelas bananas ‘Prata’ e ‘Pacovan’ (Tipo Prata), frutos grandes, sem manchas na casca, em fase de maturação e sem a utilização de aditivos químicos. Já na visão do vendedor, a questão mais importante para o consumidor foi o preço. A margem bruta da comercialização estava em torno de 40%. No caso do produtor, foram detectadas deficiências no manejo, na assistência técnica e no financiamento da produção, além de uma grande dependência dos intermediários que adquirem a banana diretamente na propriedade rural.

Palavras-chave


Banana ‘Pacovan’; Consumidor; Varejista; Intermediação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia