Notícias

CADERNO SETORIAL ETENE > CARNES - SAÚDE > APICULTURA

 

O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE disponibiliza nova análise setorial:

SEGMENTO DE CARNES

Não basta ser líder em volume, tem que faturar

Em 2022 o Brasil poderá ser o maior exportador de proteína animal do mundo, entretanto, a agregação de valor dos produtos de origem é muito baixa. O Brasil se limita, praticamente, a exportação de matéria-prima, ou seja, o Brasil fica com o agro e os outros países com o negócio. Contudo, apenas no Nordeste, frente às limitações dentro e fora da porteira, o setor de carnes tem cerca de 45 mil empregos diretos, com valor bruto da produção estimado para 2018 de 10 bilhões de reais para bovinos, suínos e frango. No comércio exterior de carnes, o Nordeste teve saldo de 220 milhões de dólares em 2017. Portanto, é um setor com relevante importância social e econômica para a região Nordeste. Por fim, os desafios do setor são "plurais", desde a desorganização das cadeias e o elevado abate clandestino, como a obsolescência e precariedades dos equipamentos públicos de abate, até os gargalos de logística. Fatores que refletem negativamente na economia das empresas privadas e na concorrência dentre as empresas de diferentes portes e na competitividade no mercado.

 

CADEIA DE SAÚDE

Dos estados do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Norte do Espírito Santo

Este Informe Setorial retrata a cadeia produtiva de saúde no Brasil e nele são estimados os gastos em saúde de acordo com suas atividades econômicas, com ênfase na área de atuação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que abrange os Estados do Nordeste e o Norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. O documento contempla também informações sobre as características da cadeia de saúde e realiza um panorama da atividade no mundo e no Brasil e, particularmente, no Nordeste.

Dentre os resultados do estudo, constata-se que no Brasil, cerca de 75% da população brasileira utiliza o sistema público de saúde SUS e o restante, de maior renda, acessa o sistema privado, principalmente por intermédio do sistema de saúde suplementar.

Excetuando as capitais do Nordeste, as microrregiões de Feira de Santana, Montes Claros, Cariri, Vale do Ipojuca, Ilhéus-Itabuna, Sobral, Vitória da Conquista, Campina Grande, Governador Valadares, Porto Seguro, Imperatriz e Linhares são, na ordem, detentoras dos maiores valores de remuneração do trabalhador da cadeia de saúde na área de atuação do Banco do Nordeste.

A atividade de atendimento hospitalar e o comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário foram os principais serviços de saúde prestados. Cresce o número de estabelecimentos de “Comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário”, apesar do crescimento econômico negativo do Brasil em 2015 e 2016...

 

APICULTURA

Faturamento de US$ 29 milhões em exportações

Poucas regiões do mundo possuem um potencial de produção de mel orgânico comparado ao semiárido brasileiro, sendo a maior vantagem comparativa do Brasil no mercado mundial de mel natural.

No entanto, o setor apícola dessa região tem passado por sérias dificuldades de produção.  A escassez de chuvas na área de atuação do BNB (Nordeste, Norte de Minas e Norte do Espírito Santo) entre 2012 e 2017, provocou elevadas perdas de produção, de enxames e de mercado.

Levando-se em consideração o bom volume de chuvas que tem ocorrido em 2018, espera-se crescimento da produção de mel na Região nas próximas safras. Porém, ainda será necessário um grande esforço dos produtores de todos os estados para recompor os enxames perdidos, o que depende não somente de trabalho, mas também de recursos financeiros...

 


 

Na página https://www.bnb.gov.br/publicacoes/CADERNO-SETORIAL você terá acesso a todo o acervo e poderá acompanhar o setor ou segmento de sua preferência. O Caderno Setorial ETENE é uma publicação mensal que reúne análises de setores da economia nordestina e, eventualmente, temas transversais. Com uma redação eclética, esta publicação se adequa à rede bancária, pesquisadores de áreas afins, estudantes, e diversos atores do setor produtivo.

 
Publicado: 2018-05-16
 

DIÁRIO ECONÔMICO ETENE – DEE

 

Produção Industrial Nordestina volta a cair em março

 

“O nível de atividade industrial no Nordeste que apresentou taxa positiva em fevereiro (+2,2%),
voltou a cair em março (-3,6%), frente ao mês imediatamente anterior, demonstrando recuo mais intenso que a média nacional (-0,1%). Na comparação com março de 2017, a indústria regional assinalou redução (-3,6%),
ante um crescimento de 1,3% na média do País. Para o primeiro trimestre do ano, o resultado nordestino (-0,3%) também foi na contramão do avanço brasileiro (+3,1%)...

Após a trégua no mês de fevereiro (0,0%) que interrompeu um período de 36 meses corridos
de resultados negativos, a taxa anualizada nordestina (indicador acumulado dos últimos 12 meses,
ante igual período anterior) voltou a registrar leve redução em março (-0,2%).
Em âmbito nacional, este índice foi de 2,9%, sétima elevação seguida...
Dentre os estados da Região, divulgados pela pesquisa, o Ceará (+3,4%) é o que tem apresentado melhor desempenho, acompanhando, em março, o resultado nacional de sete taxas anualizadas positivas consecutivas”

 

 

O documento de hoje está disponível: Edição Atual

 

As edições anteriores do Diário Econômico podem ser consultadas: Edições Anteriores

As demais publicações do ETENE estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste: Publicações ETENE
 
Publicado: 2018-05-24 Mais...
 

PUBLICAÇÃO DE LIVROS CIENTÍFICOS

 

Prezados(as) Pesquisadores,

Divulgamos para V. Sas. três livros editados pelo Banco do Nordeste do Brasil e coordenados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE.

Boa leitura!

 

QUEIJO COALHO ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL 
Autores: José Fernando Mourão Cavalcante 
https://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/livroDetalhe.aspx?cd_livro=279

 

APLICAÇÕES DE MODELOS E TÉCNICAS NA DETECÇÃO DE VARIABILIDADE NO CLIMA E EXTREMOS 
Autores: Maria Elisa S. Silva, Tércio Ambrizzi, Teresinha de Maria Bezerra Sampaio Xavier 
https://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/livroDetalhe.aspx?cd_livro=280

 

TURISMO E PRÁTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS NO NORDESTE BRASILEIRO 
Autores: Fábio Perdigão Vasconcelos, Laura Mary Marques Fernandes, Luzia Neide Coriolano 
https://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/livroDetalhe.aspx?cd_livro=281

 
Publicado: 2018-04-03
 

O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE publica novas análises setoriais

 

INDÚSTRIA EXTRATIVA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

SHOPPING CENTERS

SETOR SUCROENERGÉTICO NORDESTINO

 
Publicado: 2018-02-13 Mais...
 

Cadastro de artigos no portal

 
"Importante seguir rigorosamente todo o processo para evitar devoluções de artigos". Vejam o passo a passo...  
Publicado: 2018-02-28 Mais...
 
1 a 5 de 5 itens


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia