Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Econômica do Nordeste?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1.   A Revista Econômica do Nordeste (REN) publica trabalhos nas seguintes seções: artigos completos de natureza técnico-científica, revisões de literatura, opiniões (banco de ideias) e resenhas. Os trabalhos devem ser originais e inovadores sobre o tema desenvolvimento regional: 

a)    Artigos científicos: devem ser originais, com solidez metodológica, relevantes, adotem dados confiáveis, divulguem resultados de pesquisa, usem fontes atualizadas, estejam em conformidade com padrões éticos de pesquisa etc. Podem ser apresentados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. À REN é facultada a decisão de também publicar a tradução dos artigos (português), na versão impressa da Revista, sem ônus para o (s) autor (es). O processo de seleção compreende três etapas:

i.      A primeira etapa é de responsabilidade do Comitê Editorial e consiste na avaliação do texto submetido quanto ao seu potencial de publicação, aos aspectos formais e à sua compatibilidade com a orientação editorial da Revista. Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).

ii.     A segunda etapa, vencida a primeira, consiste na avaliação do trabalho por três consultores especialistas Ad hoc, pertencentes ao quadro permanente da Revista ou convidados pelo Comitê Editorial. O Comitê encaminhará o artigo por sistema eletrônico para avaliação cega (blind review).

iii.    A etapa três compreende a deliberação do Comitê Editorial, de forma independente, final e definitiva, após emissão de parecer dos consultores Ad hoc.

b)    Revisões de literatura: serão publicadas somente em suplemento especial por demanda do próprio Comitê ou quando o conteúdo apresentar uma visão nova e profunda sobre um assunto relevante e novos conceitos/encaminhamentos ou novas interpretações. O Comitê Editorial avaliará o seu potencial de publicação, os aspectos formais e sua compatibilidade com a orientação editorial da Revista. Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).

c)    Comunicações: tratam de relatos breves sobre resultados de pesquisas em andamento, que sejam relevantes e mereçam rápida divulgação. Serão aceitas somente quando os resultados apresentados sinalizarem para uma possível abrangência regional ou correspondam a avaliações metodológicas inovadoras. O Comitê Editorial avaliará o seu potencial de publicação, os aspectos formais e sua compatibilidade com a orientação editorial da Revista. Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).

d)    Banco de ideias: devem divulgar opiniões de pesquisadores, professores, estudantes e técnicos sobre textos publicados na Revista e temas atuais da especialidade do (s) autor (es). O Comitê Editorial avaliará o seu potencial de publicação, os aspectos formais e sua compatibilidade com a orientação editorial da Revista. Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).

e)    Resenhas: devem conter análises críticas de obras com relevância para o avanço da ciência e seus conteúdos serão avaliados para enquadramento na política editorial da Revista. Serão submetidas espontaneamente, ou encomendadas pelo Comitê Editorial e a avaliação será realizada pelo Comitê Editorial, que observará seu potencial de publicação, aspectos formais e a compatibilidade com a orientação editorial da Revista. Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).  Não serão aceitas resenhas de obras de autoria do próprio resenhista. 

2.      A submissão de trabalhos à REN pressupõe o interesse em publicá-los nesta Revista. Assim, o(s) autor(es) compromete(m)-se em manter a exclusividade do oferecimento para publicação pelo prazo mínimo de 10 meses. Durante este período, o(s) autor(es) se compromete(m) a não oferecer o original a outro periódico ou coletânea nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Decorrido este prazo sem a manifestação da REN, o(s) autor(es) ficam liberados para submeter o artigo a outro periódico. 

3.      Os trabalhos submetidos à REN poderão ter, no máximo 5 (cinco) autores; não é permitida a inclusão de novos autores após iniciado o processo de análise dos originais.

4.      Os trabalhos em língua portuguesa aprovados para publicação, por opção do (s) autor (es) podem ser traduzidos para o inglês e publicados na versão eletrônica. Neste caso, os custos de tradução e revisão ficam a cargo do(s) autor(es).

5.      A redação se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores. 

6.      Os autores serão notificados pelo Editor Executivo sobre eventuais sugestões de ajustes/modificações de estrutura e/ou conteúdo, feitas pelo Comitê Editorial ou consultores Ad hoc. Os textos ajustados / modificados deverão ser reenviados à Revista no prazo máximo de 30 (trinta) dias. Esgotado este prazo sem a manifestação do(s) autor(es), o artigo será excluído definitivamente da tramitação. 

7.      Ao(s) autor(es) é facultado, a qualquer momento da tramitação do trabalho submetido, o direito de informar-se sobre o estágio em que se encontra (recepção, análise, editoração). Quando houver mais de um autor, o contato durante a tramitação do trabalho acontecerá exclusivamente com o primeiro autor. É facultado à REN, resguardar o conteúdo dos pareceres dos revisores e/ou do Comitê Científico em relação aos autores dos artigos. Assim, ao enviar um artigo à REN, seu(s) autor(es) concorda(m) com esta diretriz editorial. 

8.      O Editor Executivo da Revista comunicará ao(s) autor(es), por mensagem eletrônica, a decisão final sobre a publicação ou não do trabalho submetido. 

9.      Uma vez publicado na REN, o artigo jamais será submetido pelo autor ou por demais co-autores a qualquer outro periódico, sendo os direitos autorais cedidos à REN. Os autores facultam ao Banco do Nordeste do Brasil publicar seu trabalho na REN, sem retribuição financeira, em mídia impressa, digital, outro meio existente ou que venha a ser descoberto, para efeito de divulgação científica da Revista e de seu conteúdo, conforme a Lei 9.610/98. Em função de a REN ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito. 

10.   Da mesma forma, a REN tem o direito de republicar, na íntegra, em outras edições da Revista ou em outras publicações editadas pelo Banco do Nordeste do Brasil, trabalhos já publicados ou com aceite para publicação na REN. O Editor Executivo comunicará ao(s) o(s) autor(es) com a antecedência de 30 (trinta) dias sobre a intenção da republicação. 

11.   Os trabalhos publicados estarão disponíveis gratuitamente para download na página da REN na internet no link: http://ren.emnuvens.com.br/ren/index. Podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que obtida autorização expressa da direção da Revista e do(s) respectivo(s) autor(es), e que seja consignada a fonte de publicação original. 

12.   A REN publicará no máximo 02 (dois) artigos anuais por autor, seja como primeiro autor ou como co-autor. Casos excepcionais passarão pela avaliação e deliberação do Comitê Editorial da Revista. 

13.   Normas para apresentação de originais: 

Formato 

Os trabalhos devem ser submetidos em formato eletrônico e apresentados no processador de textos Word, versão atualizada, corpo 12 (salvo títulos, tabelas, gráficos ou outros casos justificados), fonte Times New Roman, espaçamento simples, laudas programadas para papel A-4, com margens de 2,5cm (superior, inferior e laterais).

A quantidade de laudas variará conforme o tipo de colaboração, obedecendo aos seguintes parâmetros: resenhas de livros, comunicações e bancos de ideias, até quatro laudas; artigos científicos e revisões de literatura, de 10 a 20 laudas.

As Referências, as Citações e as Numerações Progressivas deverão seguir as normas em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Para Citações a NBR 10520 (agosto de 2002); para Referências a NBR 6023 (agosto 2002) e para a Numeração progressiva das seções de um documento escrito a NBR 6024 (ABNT, 2012). As Tabelas devem seguir as Normas de Apresentação Tabular (1993) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Arquivos fora deste formato serão recusados na primeira etapa, conforme item 1 acima, tendo os autores que iniciar novo processo de submissão. Além de obedecer aos aspectos formais acima mencionados, os trabalhos devem ser apresentados conforme abaixo:

a)    Artigos científicos, Revisões de literatura e Comunicações 

            i.     Os elementos descritos abaixo são obrigatórios, devem aparecer na primeira página, separados por um parágrafo, obedecendo à seguinte ordem: 

Título em português: negrito, caixa alta, corpo 14. Deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representam o conteúdo do artigo.

Título em inglês: negrito, caixa alta, corpo 14, padrão culto da língua inglesa.

Identificação do(s) autor(es): nome(s) completo(s) separados por vírgula, em negrito, iniciados com letra maiúscula, no máximo cinco autores, com as respectivas numerações indicativas para nota de rodapé. A nota de rodapé deve indicar a formação acadêmica, a titulação, a filiação institucional, os endereços eletrônico e postal e telefone(s) de todos os autores.

Resumo: em língua portuguesa, deve apresentar os objetivos, a metodologia e os principais resultados. Deve ser construído em parágrafo único, com no máximo 200 palavras numa sequencia de frases concisas e sem citações, alinhadas à esquerda e com espaçamento simples entre linhas.

Palavras-chave: iniciadas com letra maiúscula, separadas por ponto, no máximo 5 (cinco), excluídas as palavras do título.

Abstract: em padrão culto da língua inglesa, deve apresentar os objetivos, a metodologia e os principais resultados. Deve ser construído em parágrafo único, com no máximo 200 palavras numa sequencia de frases concisas e sem citações, alinhadas à esquerda e com espaçamento simples entre linhas.

Key words: palavras iniciadas com letra maiúscula, padrão culto da língua inglesa, separadas por ponto, no máximo 5 (cinco), excluídas as palavras do título.

Os elementos textuais são obrigatórios e devem obedecer à seguinte ordem:

Introdução: deve conter a delimitação do assunto tratado, a descrição do problema de pesquisa, os objetivos pretendidos, as justificativas que levaram à escolha do tema, além de outros elementos que se fizerem necessários para situar o tema do artigo.

Desenvolvimento: é a principal parte do artigo, devendo apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão, numa exposição ordenada e pormenorizada, distribuída em seções e subseções que variam de acordo com a abordagem e o método utilizados.

Conclusão ou Considerações finais: parte final do artigo, onde se apresentam as principais conclusões em resposta às questões de pesquisa. Deve apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

           ii.     Outros elementos:

Notas referentes ao corpo do artigo devem ser indicadas sobrescritas, imediatamente depois da frase a que dizem respeito. Devem ser sempre de rodapé, numeradas sequencialmente, em fonte Time New Roman, tamanho 8 e espaçamento simples entre linhas.

Fórmulas matemáticas: quando indispensáveis, deverão ser digitadas no próprio texto, com clareza, não podendo oferecer dupla interpretação. Ex: não confundir o algarismo 1 com a letra l. Devem ser editáveis no editor de equações do Word. Nunca utilizar imagem.

Ilustrações: qualquer tipo de imagem (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos etc) precisa ter boa resolução gráfica e ser colada no Word por meio do menu “inserir” > imagem. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Sua identificação deve aparecer na parte inferior, à esquerda da página, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, iniciando a primeira palavra com letra maiúscula. Usar fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas.

Tabelas e gráficos: devem ser editados no Word ou Excel. Quando elaborados no Excel, devem ser inseridos no Word, adotando-se o seguinte procedimento: copiar a tabela ou o gráfico do Excel e, no Word, usar o ícone “colar especial” > imagem (Metarquivo do Windows).

Tabelas devem obedecer às normas de apresentação tabular em vigor da Fundação IBGE: conter um cabeçalho inscrito na parte superior, à esquerda da página, iniciando com a palavra Tabela, a qual deve ser seguida de uma numeração sequencial em algarismos arábicos, de um travessão e de um título; o título, que inicia o primeiro nome com letra maiúscula, deve indicar a natureza e a abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos.

Nos gráficos, da mesma forma que nas tabelas, a identificação deve aparecer na parte superior, à esquerda da página, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, e do respectivo título e/ou legenda explicativa, de forma breve e clara, iniciando a primeira palavra com letra maiúscula. Deve ser usada a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas.

Quadros: a identificação dos quadros deve aparecer na parte superior, à esquerda da página, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, e do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Deve ser usada a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas.

- Tabela, Gráficos e Quadros devem conter a identificação dos responsáveis pelos dados numéricos, inscrita a partir da primeira linha do seu rodapé, precedida da palavra Fonte, em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

Siglas: quando aparece a primeira vez no texto, a sigla, colocada entre parênteses, deve ser precedida da forma completa do nome.

Citações: devem seguir a norma em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada autor-data. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

Referências: elemento obrigatório constituído por uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. Devem seguir a norma em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Apêndices: o apêndice é opcional e se trata de texto ou documento elaborado pelo autor e que serve de complemento ou auxiliar na explicação do texto principal. Quando houver, os apêndices devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos que apenas iniciam com letra maiúscula. Devem aparecer logo após as Referências Bibliográficas. Excepcionalmente, utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Exemplo:

Apêndice A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução

Apêndice B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração

Anexos: os anexos são opcionais e são textos ou documentos não elaborados pelo autor. Servem de fundamentação, comprovação e ilustração, devendo ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos que apenas iniciam com letra maiúscula. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Exemplo:

Anexo A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle I (Temperatura...)

Anexo B – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle II (Temperatura... )

b)    Bancos de ideias

Textos de divulgação de opiniões de pesquisadores, professores, estudantes e técnicos sobre textos publicados na Revista e temas atuais de sua especialidade.

c)    Resenhas de livros

Obedecer à seguinte sequência:

- Título da resenha: deve refletir a ideia central da obra resenhada;

- Referência bibliográfica da obra resenhada, conforme exemplo: SOBRENOME, Nome. Título do livro - subtítulo. Local da editora: editora, ano da publicação. Número de páginas. [tradutores, quando houver]. ISBN. Preço. [dados da edição original, quando se tratar de tradução];

- Resumo crítico da obra, explorando: assuntos e teses centrais; métodos, recursos e dados/informações utilizados; pontos positivos e negativos; contribuições para o conhecimento sobre a temática.

- Nome, titulação e filiação institucional do resenhista, incluindo endereços postal e eletrônico pessoais.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia