Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REN é uma publicação trimestral aberta a edições especiais temáticas. É mantida pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE e patrocinada pelo Banco do Nordeste do Brasil desde sua criação em 1969. Divulga trabalhos originais de cunho técnico-científico (escritos em português, inglês ou espanhol) resultantes de pesquisas que concorram para a constituição de uma base de informações acerca do desenvolvimento regional e contribuam para a qualificação e a formação de uma consciência crítica em torno dessa temática.

Pretende ser um fórum permanente de estímulo à produção de trabalhos de natureza interdisciplinar e em áreas específicas do conhecimento (como economia, sociologia, planejamento urbano e regional, meio ambiente, dentre outras), que apresentem novos conceitos ou metodologias inovadoras fundamentais para a sustentabilidade de políticas de desenvolvimento regional.

Os textos submetidos à REN devem ser originais, com solidez metodológica e relevantes do ponto de vista científico. Devem divulgar resultados de pesquisa, utilizar dados confiáveis, fontes atualizadas e estar em conformidade com padrões éticos de pesquisa. Podem ser apresentados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. À REN é facultada a decisão de também publicar a tradução dos artigos (português), na versão impressa da Revista, sem ônus para o(s) autor(es).

A revista dispõe das seguintes seções: artigos científicos, revisões de literatura, comunicações, bancos de ideias e resenhas. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Devem ser inéditos, originais, relevantes do ponto de vista científico e com solidez metodológica. Devem divulgar resultados de pesquisa, utilizar dados confiáveis, fontes atualizadas e estar em conformidade com padrões éticos de pesquisa. Podem ser apresentados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. À REN é facultada a decisão de também publicar a tradução dos artigos (português), na versão impressa da Revista, sem ônus para o (s) autor (es).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões de literatura

Serão publicadas somente em suplemento especial por demanda do próprio Comitê ou quando o conteúdo apresentar uma visão nova e profunda sobre um assunto relevante e novos conceitos/encaminhamentos ou novas interpretações.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações

Tratam de relatos breves sobre resultados de pesquisas em andamento, que sejam relevantes e mereçam rápida divulgação. Serão aceitos somente quando os resultados apresentados sinalizarem para uma possível abrangência regional ou correspondam a avaliações metodológicas inovadoras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Banco de ideias

Deve divulgar opiniões de pesquisadores, professores, estudantes e técnicos sobre textos publicados na Revista e temas atuais da especialidade do (s) autor (es).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Devem conter análises críticas de obras com relevância para o avanço da ciência e seus conteúdos serão avaliados para enquadramento na política editorial da Revista. Serão submetidas espontaneamente, ou encomendadas pelo Comitê Editorial. Não serão aceitas resenhas de obras de autoria do próprio resenhista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Preliminarmente, todos os trabalhos são avaliados pelo corpo de editores científicos para verificar o seu potencial de publicação, os aspectos formais e a sua compatibilidade com a orientação editorial da Revista (efetivas contribuições com o tema Desenvolvimento Regional e para literatura científica "de fronteira"; originalidade; coerência científica e metodológica; potencial de citações em periódicos especializados; linguagem culta). Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).  As seções compostas por revisões de literatura, comunicações, banco de ideias e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial e eventuais avaliadores convidados. Na seção artigos científicos, vencida a etapa supracitada, os trabalhos submetidos seguem no processo de avaliação, conforme abaixo:

1)   Avaliação por pares (três consultores especialistas Ad hoc) pertencentes ao quadro permanente da Revista ou convidados pelo Comitê Editorial. O Comitê disponibilizará o artigo no sistema eletrônico para avaliação cega (blind review).

2)   A etapa seguinte compreende a deliberação do Comitê Editorial, de forma independente, final e definitiva, após emissão de parecer dos consultores Ad hoc.

Nota: a opinião dos revisores é de caráter instruntivo-técnico aos Editores da REN, facultado a estes últimos, a decisão sobre o arquivamento ou publicação dos artigos em tramitação. Portanto, ao submeter artigo(s) na REN, o(s) autor(es) aceita(m) a Política de avaliação da REN.

 

Periodicidade

A periodicidade da REN é trimestral. Em casos específicos, o Comitê Editorial poderá decidir pela publicação de edições especiais temáticas. Tais edições devem conter dez artigos, no mínimo, aprovados após submissão ao Processo de Avaliação por Pares ou a convite do Comitê Editorial da Revista.

 

Política de Acesso Livre

A REN oferece acesso livre (open access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

A REN utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da Revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

  • Public Affairs Information Service, Inc., de Nova Iorque.

 

Diretrizes para Revisores

A REN utilizará o trabalho de revisores (consultores Ad hoc) convidados pelo Comitê Editorial. Os revisores são especialistas reconhecidos pela produção científica (base Lattes do CNPq) que exercem o papel de avaliar os trabalhos submetidos. Os revisores permanentes deverão contar com título mínimo de doutorado. Excepcionalmente, para emissão de pareceres avulsos, o Editor Executivo poderá convidar graduados ou mestres, desde que reconhecidos pelo conhecimento sobre o assunto e limitado a 1 (um) especialista por artigo. O trabalho dos revisores é voluntário e não remunerado. 
 

Prezado revisor, respeitosamente, vimos orientá-lo que a Revista Econômica do Nordeste - REN tem como objetivo publicar artigos de qualidade no sentido de ser citada e lida sistematicamente pela sociedade. Então, os artigos devem ser originais, que não estejam publicados noutros periódicos, que não sejam redundantes nos meios, por exemplo, modelos matemáticos complexos que atestem o "óbvio" ou que sejam replicados para vários fins em artigos diversos não devem ser aceitos. Ademais:

  1. Cabe a responsabilidade de manter a qualidade intrínseca de cada trabalho publicado na REN, sem abrir mão do sigilo e do respeito ético aos autores;
  2. No último número de cada volume da Revista (out./dez, n. 4) constará uma relação dos nomes dos consultores que emitiram parecer sobre artigos submetidos durante aquele ano;
  3. Serão excluídos do quadro da REN os consultores cuja soma das faltas consecutivas, não justificadas, na emissão de parecer sobre artigos aceitos para análise, seja superior 3 (três);
  4. O prazo estipulado para retorno dos revisores, sobre a disponibilidade para avaliação de artigos, é de 30 (trinta) dias, a partir da data do convite.



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia